Este porjeto foi desenvolvido pelos alunos do 6º ao 9ºo Manoel Bonfim. Ele tinha como finalidade discutir ações ligadas as questões ambientais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARAÁ-UFC VIRTUAL
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATU SENSO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
POLO-TAUÁ TURMA-10
TUTORA: LÚCIA QUITÉRIA
CURSISTA: FRANCISCA GOMES DE MACEDO
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
PROJETO DE TRABALHO PARA SER DESENVOLVIDO COM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO.
APRESENTAÇÃO
Este projeto foi desenvolvido pelo Grêmio Estudantil, Núcleo Gestor e Grupo que participa das ações do Com Vida (Comissão de meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola). Ele tem como meta principal esclarecer e conscientizar a comunidade escolar para os problemas que acontecem no entorno da escola, da comunidade e do mundo, bem como implementar ações que visem a transformação do ambiente escolar.
JUSTIFICATIVA
Todas as pessoas, hoje, estão discutindo e criando alternativas para diminuir os conflitos gerados pelo próprio homem. Todos os dias nos deparamos com notícias entristecedoras relacionadas com a destruição ambiental. Na escola fala-se tanto de todos esses problemas, mas as ações ainda são muito poucas.
Sabendo que hoje as crianças, adolescentes e jovens aprendem desde cedo a lidar com questões coletivas muito complexas, como a poluição das águas, do ar, a destruição das florestas, a escassez de água potável, as epidemias, as desigualdades sociais, o êxodo rural, entre outros. Por isso a educação precisa promover trabalhos coletivos, incentivar a ousadia, a emancipação e a autonomia para que essa clientela possa está preparada para os desafios que qualquer cidadão terá de enfrentar daqui por diante. Nossas escolas precisam romper as barreiras entre os prédios escolares e os acontecimentos do mundo.
Diante disso, este projeto tem como finalidade conscientizar e promover ações sobre os problemas ambientais que ocorrem em seu entorno e no mundo.
Este projeto fornece instrumentos diversos para que educadores e alunos possam desenvolver com muita criatividade um trabalho diário para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um mundo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade.
OBJETIVOS
· Levantar alguns aspectos ecológicos referentes à água, ao ar e ao solo;
· Identificar situações que causam danos à Ecologia: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros.
· Atuar para que a educação ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade;
· Coletar dados a respeito do ambiente em que vivemos;
· Sensibilizar a comunidade sobre a importância da coleta seletiva do lixo e efetivá-la;
· Conhecer as técnicas de reaproveitamento dos alimentos;
· Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios ;
· Trabalhar o respeito para com a natureza e consigo mesmo.
METODOLOGIA
• Dividir os alunos do 6º ao 9º ano em equipes para trabalhar as seguintes atividades:
· Realizar uma aula de Campo para conhecer o Meio Ambiente de maneira mais concreta, mais significativa e proveitosa;
· Observar na localidade o que há de degradação e lixo jogados em qualquer lugar sem nenhuma preocupação com as conseqüências da poluição;
• Visitar locais em que ocorrem queimadas;
· Os alunos devem observar qual o é destino do lixo da comunidade onde vivem;
· Produção de textos com descrição dos lugares visitados;
· Fazer uma coletânea de músicas que envolvem temas ambientais;
· Produzir paródias sobre o tema;
· Realizar palestra com a comunidade enfocando o tema em estudo;
· Confeccionar cartazes e expor na escola;
RESULTADO ESPERADOS
• Espera-se que a educação ambiental faça parte do cotidiano da escola e da comunidade.
AVALIAÇÂO
• Acompanhar cada ação realizada pelas equipes;
• Fazer relatório de cada etapa de trabalho realizado.
AÇÕES
· Produção de jornal-mural;
· Gincana cultural;
· Show cultural com músicas relacionadas ao tema estudado,
· Palestras com representantes da comunidade local.
Vou atualizar meu blog
ResponderExcluirDinâmica para reunião de pais e mestres.
ResponderExcluirGrupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: aproximadamente 20 minutos( ou controle para o tempo que tiver)
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.
Desenvolvimento:
1-Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
2-Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
3-Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
4-Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?Por que são diferentes?Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?O que o aquário representa?Quem são os peixinhos?Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.
Conclusão:As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.
Final da reunião:Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.